
Unisul e os impactos do programa de formação continuada na comunidade
Ao adotar uma filosofia de universidade inovadora, a Unisul efetiva os compromissos da instituição com a comunidade através do Programa de Formação Continuada (ProFoco), iniciativa que esta semana movimentou professores e colaboradores dos três Campi – Grande Florianópolis, Tubarão e Virtual.
A dinâmica oportunizou aos professores uma formação continuada para o exercício de suas atividades na universidade ao organizar atividades para aperfeiçoar as práticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
“Esse é um momento de alegria e satisfação porque demonstra que temos o compromisso com o aprender a educar, com o aprender a aprender“, afirma o vice-reitor, e assessor jurídico da Unisul, professor Lester Marcantonio Camargo.
O tema deste ano ‘Inovação e Metodologias Ativas’ foi priorizado em todas as exposições, inclusive em destaque dado na conferência ministrada pelo Dr. José Manuel Moran, palestrante que explanou como transformar o ensino superior com as metodologias ativas.
Com foco na inovação, as oficinas também capacitaram professores para uso de ferramentas online, apresentaram o repositório institucional, conceituaram a abordagem em sala de aula invertida, apontaram como transformar TCCs em possíveis negócios e compartilharam funcionalidades no ensino a distância.
Formação continuada e metodologias ativas
Todo o aperfeiçoamento oportunizado aos professores influencia também na dinâmica fora da sala de aula. “As atividades foram organizadas, e validadas, a partir dos encontros do Núcleo Científico e Pedagógico do ProFoco, grupo composto por representantes dos três Campi”, ressalta o coordenador do Programa, Fabiano Zoldan.
Em uma interação que envolve a comunidade e amplia a ação institucional, destaca-se a ênfase dada aos projetos de extensão que colocam o aluno como protagonista no meio em que está inserido.
Os projetos Atenção à Saúde do Trabalhador, Bons de Boca: atendimento a condições bucais de doenças sistêmicas, Saúde na Escola Unisul, Acolhida ao Migrante, Educação Ambiental, Inclusão Digital, Brinquedoteca: espaço da literatura, do lúdico e da brincadeiras em espaços educativos, Capacitando e Assessorando Gestores de ONGs e 30 minutos de Filosofia são exemplos de trabalhos coordenados por professores da Unisul e realizados por alunos de todos os Campi.
Para fechar esta semana de aprendizagem com chave de ouro, a Unisul lançou dois canais no Youtube que servirão ao propósito de compartilhar conhecimentos relacionados ao tema. Aproveite mais estas ferramentas.
Formação continuada: canal Metodologias Ativas
O canal Metodologias Ativas Unisul tende a compartilhar ideias, dinâmicas e experiências inovadoras para professores e interessados no tema.
Formação continuada: canal Conecta Unisul
O canal Conecta Unisul será um ambiente de vídeos, tutoriais e links dos recursos tecnológicos que a universidade disponibiliza, ou estão disponíveis na internet, para os professores, funcionários, gestores, estudantes e comunidade.
Texto: Reginaldo Osnildo
Adicione um Comentário